Diário de Bordo

Diário de bordo da série de reportagens "Saída para o Pacífico", sobre a Rodovia Intereoceânica, projeto ganhador da Bolsa Avina de Investigação Jornalística com o tema "Integração da América Latina".

Nossa proposta conconcorreu com outras 510 de jornalistas da América Latina, Estados Unidos e Europa. Ficamos entre os 50 selecionados. A série de reportagem começou a ser produzida em outubro de 2008, depois que foram divulgados os nomes dos vencedores, entre eles a equipe da TV Rondônia. Abaixo o link com a relação dos selecionados:

http://www.avina.net/web/siteavina.nsf/0/920EB4A511D3562E8225750500617F88?opendocument&idioma=spa

Em janeiro, a equipe viajou pela Rodovia Interoceânica de Porto Velho até o pacífico, no porto de Matarani, no Peru. Foram quase cinco mil quilômetros percorridos em 21 dias. Nossa proposta é mostrar em seis reportagens:

- Estrutura física
- Viabilidade econômica
- Aspectos Turísticos
- Impactos ambientais
- Impactos sociais
- Aspectos Culturais

Durante a produção visitamos as cidades de Puerto Maldonado, Cusco, Juliaca, Puno, Arequipa e o porto de Matarani. Um pouco de toda essa aventura está nesse diário de bordo.

sábado, 31 de janeiro de 2009

Santa Catalina

Pelas ruas estreitas do Monastério, praticamente uma cidade dentro da cidade, quantas segundas filhas de ricas famílias espanholas lamentaram o costume do isolamento em nome da religião? Foi assim durante alguns séculos. Sinal de prestígio para os pais das religiosas.


Até que o Santa Catalina se abriu e a freiras, agora por vocação, conservam o local. Os turistas se deliciam em tradição e arte. Conferimos cada detalhe desse monumento de Arequipa.

Santa Catalina
Through the narrow Monastery streets, practically a city inside the city, how many second daughters of rich Spanish families had lamented the custom of the isolation on behalf of religion? That is how it was during some centuries. Signal of prestige for the parents of the religious ones. Until the Catalina Saint was opened and the nuns, now for vocation, conserved the place. Tourists enjoy tradition and art. We confer each detail of this Arequipa monument.

Nenhum comentário:

Postar um comentário