Diário de Bordo

Diário de bordo da série de reportagens "Saída para o Pacífico", sobre a Rodovia Intereoceânica, projeto ganhador da Bolsa Avina de Investigação Jornalística com o tema "Integração da América Latina".

Nossa proposta conconcorreu com outras 510 de jornalistas da América Latina, Estados Unidos e Europa. Ficamos entre os 50 selecionados. A série de reportagem começou a ser produzida em outubro de 2008, depois que foram divulgados os nomes dos vencedores, entre eles a equipe da TV Rondônia. Abaixo o link com a relação dos selecionados:

http://www.avina.net/web/siteavina.nsf/0/920EB4A511D3562E8225750500617F88?opendocument&idioma=spa

Em janeiro, a equipe viajou pela Rodovia Interoceânica de Porto Velho até o pacífico, no porto de Matarani, no Peru. Foram quase cinco mil quilômetros percorridos em 21 dias. Nossa proposta é mostrar em seis reportagens:

- Estrutura física
- Viabilidade econômica
- Aspectos Turísticos
- Impactos ambientais
- Impactos sociais
- Aspectos Culturais

Durante a produção visitamos as cidades de Puerto Maldonado, Cusco, Juliaca, Puno, Arequipa e o porto de Matarani. Um pouco de toda essa aventura está nesse diário de bordo.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Domingo

Seguir, sempre seguir. E deixar pra trás tantas coisas interessantes. Quantas bolsas Avina serão preciso para registrar a dinâmica das mais diversas e atraentes regiões?


Cá estamos nós, numa pousada no meio da floresta. Ouvir o som que na infância embalou a noites de fins de semana e férias. O barulho da mata. Me sinto integrada e ao mesmo tempo estrangeira. Como não se encantar com as histórias do seringueiro primo de Chico Mendes, que hoje vive de se vestir de seringueiro para mostrar aos visitantes sua vida de antigamente? Os causos comovem. E dizem sempre algo diferente para quem já de certa forma entende os movimentos da selva.


E o que dizer da singela Xapuri, tão forte e resistente pela figura de seu mais famoso defensor? Depois de vinte anos conhecer o cenário de um embate, e muitos empates é puxar o fio narrativo da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário