Diário de Bordo

Diário de bordo da série de reportagens "Saída para o Pacífico", sobre a Rodovia Intereoceânica, projeto ganhador da Bolsa Avina de Investigação Jornalística com o tema "Integração da América Latina".

Nossa proposta conconcorreu com outras 510 de jornalistas da América Latina, Estados Unidos e Europa. Ficamos entre os 50 selecionados. A série de reportagem começou a ser produzida em outubro de 2008, depois que foram divulgados os nomes dos vencedores, entre eles a equipe da TV Rondônia. Abaixo o link com a relação dos selecionados:

http://www.avina.net/web/siteavina.nsf/0/920EB4A511D3562E8225750500617F88?opendocument&idioma=spa

Em janeiro, a equipe viajou pela Rodovia Interoceânica de Porto Velho até o pacífico, no porto de Matarani, no Peru. Foram quase cinco mil quilômetros percorridos em 21 dias. Nossa proposta é mostrar em seis reportagens:

- Estrutura física
- Viabilidade econômica
- Aspectos Turísticos
- Impactos ambientais
- Impactos sociais
- Aspectos Culturais

Durante a produção visitamos as cidades de Puerto Maldonado, Cusco, Juliaca, Puno, Arequipa e o porto de Matarani. Um pouco de toda essa aventura está nesse diário de bordo.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Taquile




Depois das Ilhas flutuantes, visitamos Taquile, outra linha firmemente encrustada no lago. Apesar de sua formação rochosa, o local é habitado por agricultores que há milênios cultivam batatas em terraças construídas habilmente para conter a água em arar a terra. Terra aliás que foi trazida para a Ilha, para preencher as terraças.
Os habitantes também criam ovelhas, lhamas e alpacas. As mulheres tecem enquanto caminham pelos degraus, naturalmente, enquanto nós, mal conseguíamos respirar de tanto esforço em subir na ilha montanha. Senhor Miguel, 77, um escrivão aposentado que nos acompanhou, também deu exemplo de resistência.
O almoço foi um restaurante simples, mas muito charmoso. Jardim com muitas rosas e outras espécies de flores, janelas amplas para apreciarmos a visão do Titicaca. Simples e inesquecível.
O povoado de Taquile compõe com prefeita integração a beleza natural do lago. Nas ruínas de uma casa de armas a força da tecnologia Inca. Vários degraus, capitaneados por Jorge, foram um esforço que valeu a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário